segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Psicoterapia... para quê?


Vivemos hoje em uma sociedade bastante conturbada e isso tende a afetar consideravelmente nossa saúde física e mental. É comum em nosso dia a dia ouvirmos as pessoas relatando sintomas de desespero, angústia, pânico, estresse ou mesmo dificuldades de relacionamento no emprego, com parentes, filhos ou pessoas próximas.
A enorme variedade de caminhos que o mundo globalizado e complexo de hoje nos oferece tende também a tornar os indivíduos inseguros no momento de tomar certas decisões que consideram significativas em suas vidas, como a escolha de uma profissão, casamento, separação, morte ou qualquer outra situação que envolva grandes mudanças, com as quais nem sempre se está preparado para lidar. O mesmo acontece com empresas, escolas e outros tipos de instituição, já que estas são formadas, evidentemente, por seres humanos; assim, os problemas de indecisão, insegurança, estresse, dificuldades de relacionamento interpessoal, etc. observados em casos individuais, estão também presentes no cotidiano de grandes organizações.
Esses são apenas alguns dos muitos exemplos de situações que um(a) psicólogo(a) pode ajudar uma pessoa ou uma instituição a enfrentar, com base em seu conhecimento. A Psicologia é uma ciência que conta hoje com diversos recursos práticos e terapêuticos eficazes e por meio dela é possível obter uma maior compreensão de si mesmo e das dificuldades adaptativas que fazem parte da vida humana.
Mais do que “uma simples conversa”, como se diz no senso-comum, o trabalho psicológico envolve, na verdade, um aprofundamento e uma perspectiva mais clara das questões conflituosas, possibilitando assim a tomada de decisões mais assertivas e conscientes.
Muitas pessoas deixam de recorrer ao auxílio de um(a) psicólogo(a), por acharem que esse tipo de tratamento só é oferecido para pessoas “doidas”, isto é, que tenham algum tipo de transtorno mental grave. Mesmo com a expansão cada vez maior da Psicologia nos dias de hoje, são muitos os que continuam a pensar desse modo. Todavia, isso não é verdadeiro, pois qualquer um pode vir a necessitar dos serviços de um(a) psicólogo(a), já que todos passam, em algum momento da vida, por dificuldades emocionais que não conseguem resolver sozinhos, o que não significa que estejam gravemente enfermos. 
O trabalho psicológico é também um espaço de acolhimento e de escuta, onde se tem a possibilidade de ser ouvido e de ouvir, sem o risco da crítica destrutiva ou do julgamento. O profissional da Psicologia, pela sua própria formação, está voltado primordialmente para o espírito de ajuda e esclarecimento, e está também consciente da complexidade das relações humanas e das angústias, ansiedades e outras reações que fazem parte da vida e da condição humanas.
Venha conhecer, por meio destas páginas, algumas das muitas possibilidades de trabalho psicoterapêutico oferecidas por nós, envolvendo atendimentos individuais, grupais, familiares, terapia de casal, orientação vocacional, dentre outros.

Maria de Fátima Fernandes
Psicóloga / CRP – 06/92261


Nenhum comentário:

Postar um comentário